Consertos e Reparos

consertos e reparos

Aprender um pouco sobre consertos e reparos de veículos é muito importante para cuidar bem do seu, mas é necessário cautela e prática se decidir fazer por conta própria.

Tudo sobre os variados tipos de consertos e reparos de carros

Na verdade, não temos como começar o texto de outra forma. Antes de mais nada, devemos saber que alterar a estrutura de um carro sem total consciência do que está sendo feito é extremamente arriscado. Saber o que está sendo alterado ou não é a melhor forma de não deixar com que os que se dizem profissionais façam alguma besteira. Consertar um carro não é tarefa fácil, exige experiência e técnica.

Soldas em metais e plásticos

Em alguns casos nos consertos dos carros, o assunto não é tão delicado assim e, com um pouco de habilidade e conhecimento, é possível arrumar algumas peças sozinho. Em carros antigos, por exemplo, é razoavelmente comum nos depararmos com buracos de ferrugem na parte externa da lataria.

Logicamente, não se pode esquecer de todos os aparatos de segurança, já que estamos falando de um instrumento que pode fazer estragos. Luvas de couro, protetor auricular, óculos, máscara e extintor, tudo isso deve estar a postos.

Se você já fez isso alguma vez em sua vida, sabe o que significa remover a parte da lataria e fazer os remendos
individualmente. Se não for o caso, existem algumas indicações na internet que explicam muito bem como funciona, mas o melhor mesmo é consultar algum conhecido que possa explicar passo a passo do procedimento.

Aplicações pequenas de soldas em rodas, por exemplo, não trazem nenhum problema, mas é importante ficar muito atento à estrutura delas, já que uma pequena alteração nelas pode te causar grandes problemas.

Os termoplásticos, utilizados em mais de 90% dos automóveis atualmente, também podem ser soldados, com um pouco mais de facilidade e em partes que não interferem tanto no funcionamento do carro, como o para-choque. Ainda assim, é aconselhável ter alguma noção do que está fazendo.

Reparos em fibra de vidro

Os reparos em fibras de vidro também tem lá a sua complexidade, mas estão saindo definitivamente de “moda”. As peças que eram feitas do material estão sendo trocadas pelo plástico, muito por conta da dificuldade em produzi-las em larga escala, tanto é que são poucos os que podem se dizer especialistas no reparo da fibra em todo o País.

Regulagem de portas e capôs

O alinhamento do capô e das portas é estritamente necessário para que o incômodo com os barulhos não seja incessante. Cada carro leva um tipo de alinhamento específico, por isso, a melhor saída é correr para os especialistas nessa área.

Consertos em fechaduras e maquinas de vidro

Para realizar esses tipos de consertos em seu carro, é necessário adquirir todas as peças que fazem parte de ambos os mecanismos, seja o da fechadura ou das máquinas de vidro elétrico. Comece com os testes no vidro elétrico, abrindo a caixa de fusíveis e substituindo o fusível específico do vidro para ver se voltou ao normal. Preste atenção também nos fios que fazem parte do sistema.

Caso não dê certo, é necessário abrir o painel da porta, promovendo a substituição do motor do vidro. Antes disso, passe uma fita para segurar o vidro como se ele estivesse fechado, para que o processo possa ser realizado.

Com a fechadura, é necessário pegar o modelo certo para seu carro, obviamente, e começar garantindo que a janela está fechada, para depois remover o painel da porta. Antes de começar, desligue os fusíveis que fazem as ligações elétricas do carro. Agora, usando um alicate de ponta fina, libere o bloqueio da porta e remova a fechadura.

Pela frente da porta, faça a instalação da fechadura, colocando o bloqueio mais uma vez. Faça o caminho inverso agora, fechando o painel no carro e instalando as conexões elétricas uma vez mais.

Localização e conserto de infiltrações de água

As infiltrações de água podem estar em diversos lugares, das borrachas instaladas nas portas ou no teto-solar até mesmo em lanternas e no assoalho do carro. Caso você não consiga identificar de primeira através dos rastros, é necessário dar uma checada em todas essas possibilidades, já que o conserto no carro vai depender exatamente de qual é a entrada para a água.